A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

domingo, 30 de janeiro de 2011

Alho (Allium sativum ) - Livro "O livro do Alho"



Observação pessoal: Neste post contêm a pesquisa que tenho estado a fazer nas aulas de Área de Projecto. Ainda não está acaba, pois ainda não acabei de ler o livro todo. Até acabar a pesquisa, irei pondo mais informação, neste caso sobre o alho.

  1. Propriedades e indicações:
a.       Estudo feito refere que em apenas 2 meses, os níveis de colesterol baixaram mais de 28% graças ao alho.
b.      O alho pode substituir a aspirina, pois ele é capaz de relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e impedir a união das plaquetas, mas sem efeitos secundários associados à aspirina (asma, úlceras, e não aconselhamento a grávidas).
c.       Regulador de tensão arterial (faz baixar a tensão arterial). Ajuda as paredes dos vasos sanguíneos dilatarem.
d.      Ajuda na cura de constipações e gripes.
e.      Bom remédio para febres, abcessos, feridas infectadas e infecções, erupções cutâneas e manchas de pele, lepra, reumatismos, artrite, gota, ciática, e outras dores. Ainda facilita a digestão, ajuda nas dores e inchaço abdominal, prisão de ventre, disenteria, diarreia, hemorróidas, lombrigas (e outros parasitas intestinais), e consegue libertar o sangue de impurezas e das toxinas.
f.        O alho tem capacidade de combater infecções virais.
g.       Beber chá de alho diariamente melhora a hipertensão arterial.
h.      Se colocarmos alho numa canja de galinha, alivia rapidamente as dores após bebedeira (ressaca).

  1. Precauções:
a.       Algumas pessoas têm uma pele sensível que pode formar bolhas em contacto com o alho.
b.      Os vapores do alho podem ser muito forte. Por isso não exceder a inalação dos vapores.
c.       Os vapores do alho podem provocar irritação nos olhos e das vias respiratórias, se a inalação for muito prolongada.

  1. Preparação e emprego:
a.       Chá de alho: Deite água a ferver sobre um dente de alho picado e deixe em infusão 3 minutos.
b.      Comer muito alho ajuda na eliminação de vermes.
c.       Cataplasmas: Alho picado e gordura animal numa gaze pode tratar a pneumonia.
d.      Se estiver com dores de cabeça, esfregue uma mistura de alho picado com gordura animal nas têmporas e envolva a cabeça com um pano limpo.
e.      As gretas e a comichão nos pés podem ser aliviadas mergulhando os pés em água morna com alho picado.
f.        Tónico de alho (propriedade diurética): Dilua na proporção de 2 partes de água para uma de tónico de alho. Beba 3 vezes por dia.
g.       Para estimular o crescimento capilar, corte um dente de alho fresco em dois e esfregue com ele as zonas sem cabelo. Após uma hora, massaje a cabeça com uma colher de sopa de azeite. De seguida, cubra a cabeça com um pano macio e deixe ficar durante a noite. De manhã, lave a cabeça. Repita este processo durante umas semanas.
h.      Para combater infecções virais, inalar vapores de alho fervido em leite para o descongestionamento nasal, alivio de dores de cabeça e desobstrução das vias respiratórias.
i.         Descasque os dentes de alho e esmague-os até formar uma pasta. Misture com vaselina e espalhe delicadamente sobre o peito congestionado. Vista um t-shirt e repouse durante 30 minutos.
j.        Embeber dentes de alho descascados em mel durante 24 horas. Toma meia colher de chá deste mel para aliviar a tosse seca.
k.       Xarope de alho (alivio da asma): Ponha numa travessa de vidro, 20 dentes de alho descascados com 2 chávenas de água. Coza, sem cobrir, até que o alho fique macio, acrescentando apenas água suficiente para manter o alho tapado. Deite o alho num recipiente de litro. Cubra com um xarope preparado com água restante, 1 chávena de vinagre de sidra e 1/3 de chávena de mel. Deite o xarope quente sobre o alho, tape e deixe repousar durante a noite. Coma 1 dente de alho e tome uma colher de chá de xarope todas as manhãs antes do pequeno-almoço.
l.         Alivie os sintomas de constipações bebendo uma mistura de 1 dente de alho picado, ½ colher de café de pimenta, 2 colheres de sopa de vinagre de sidra, ½ de colher de café de mel, e uma chávena de água quente.
m.    Para se libertar de uma constipação, coloque nas plantas dos pés ½ chávena de toucinho misturado com 3 dentes de alho picados. Repita 3 vezes por dia até estar curado.
n.      Ferva todos os dentes de alho de uma cabeça de alho numa chávena de vinagre de sidra. Beba uma colher de sopa desta mistura com água quente, duas vezes ao dia para manter as artérias saudáveis.
o.      Esmague vários dentes de alho fresco num pequeno prato. Rapidamente, cubra a cabeça e o prato com uma toalha e inale os vapores de alho. Deste modo, eliminará as toxinas da circulação sanguínea e dará mais energia ao seu organismo.
p.      Para aliviar a indisposição provocada por uma bebedeira, beba lentamente um chá quente, à base de alho, misturado com uma colher de sopa cheia de mel.
q.      Bebendo lentamente uma chávena de chá de alho quente, pode curar uma dor de cabeça. Enquanto bebe o chá, massaje as têmporas.
r.        Para acalmar o excesso de nervos, esmague um dente de alho num copo de água e deixe macerar durante a noite. De manhã ao acordar, beba tudo de um trago.
s.       Descasque alguns dentes de alho e deixe-os ferver em leite durante alguns minutos, a fim de obter um leite fortificante, que acalma os nervos e ajuda na cura das constipações.

Sem comentários:

Enviar um comentário